Granola: como fazer em casa?
A granola é uma mistura de grãos (geralmente cereais), frutas desidratadas, frutos gordos e sementes oleaginosas. Esta pode ser feita em casa ou comprada já feita.
A granola está associada a uma alimentação mais saudável, e acaba por ser mais completa quando comparada com os tradicionais cereais de pequeno-almoço. Isto porque não é apenas rica em hidratos de carbono, uma vez que a presença de frutos gordos e sementes acaba por aumentar o seu teor em gordura e proteína.
Apesar disto, a verdade é que existem opções disponíveis no mercado que são tão pouco interessantes como os tradicionais cereais de pequeno-almoço. Isto porque muitas vezes junta-se açúcar (mesmo que amarelo ou de coco) ou mel para adoçar, em quantidades elevadas, o que torna a granola muito rica em açúcares simples.
Assim, o melhor será fazer a própria granola em casa ou procurar opções cuja lista de ingredientes seja o mais curta e simples possível.
Fazer a granola em casa para além de ter a vantagem de sabermos exatamente que ingredientes estão a ser utilizados, tem também o benefício de podermos escolher quais os nossos ingredientes preferidos.
Para fazer uma granola em casa podemos juntar:
Ingredientes secos
- Cereais
Podem ser flocos de aveia, cevada, trigo sarraceno, cereais expandidos… Neste caso acabam por resultar melhor cereais maiores, por exemplo, no caso da aveia comprar os cereais grossos em vez de finos é a melhor opção.
Estes são aquelas que na granola se encontram em maior quantidade.
- Frutos gordos
Quando dizemos frutos gordos estamos a referir-nos à noz, avelã, caju, amêndoa, etc., e não a frutos desidratados como as passas ou tâmaras.
- Sementes
As sementes também podem fazer parte da granola e podemos escolher as que mais gostamos. No entanto, tal como no caso dos cereais, resultam melhor aquelas que têm um tamanho superior como as de sésamo ou girassol, em vez de outras mais pequenas, como as de chia.
- Fruta desidratada
Tradicionalmente a fruta desidratada também faz parte da granola. Esta fruta é sujeita a um processo de desidratação – ou seja, perde água – o que faz com que os seus nutrientes fiquem mais concentrados. Logo, apesar de não ser adicionado mais nenhum ingrediente, 100 gramas de fruta desidratada tem um teor de açúcar muito superior a 100 gramas de fruta fresca.
Assim, apesar poder ser uma opção se gostar, pessoalmente é um ingrediente que costumamos dispensar, uma vez que preferimos depois acrescentar fruta fresca à granola.
Ingredientes líquidos
Para que os ingredientes secos da granola se liguem uns aos outros é necessário acrescentar ingredientes líquidos. E podemos optar por juntar uma gordura, uma geleia/mel ou ambas.
No caso da gordura pode ser desde o mais básico, como o azeite, óleo de coco para quem preferir o sabor, ou pasta de frutos gordos.
Por outro lado, para dar uma sabor mais doce pode ser utilizado mel ou geleias de agave, arroz, tâmaras, etc. No entanto, lembre-se que apesar destes não serem açúcares refinados, são ainda assim açúcares – que devemos consumir com moderação.
No final, podemos adicionar chocolate picado, canela, cacau em pó, coco ralado ou em chips, alfarroba, etc. Estes ingredientes são aqueles que acabam por definir o principal sabor que a granola vai ter.
Receita da granola para fazer em casa
Ingredientes
- 250 gramas de flocos grossos de aveia
- 100 gramas de avelãs torradas picadas grosseiramente
- 30 gramas de sementes de girassol
- 30 gramas de mel
- 50 gramas de chocolate picado grosseiramente
- 5 gramas de cacau em pó
- 5 gramas de azeite
Modo de preparação
- Pré-aqueça o forno a 180ºC;
- Junte todos os ingredientes, com exceção do chocolate picado, e misture;
- De seguida, coloque a mistura previamente feita num tabuleiro para ir ao forno;
- Leve ao forno durante 15 minutos a 180ºC ou até a granola estar dourada. Nota: mexa regularmente a granola para não queimar;
- No final, deixe arrefecer, junte o chocolate picado e volte a misturar tudo.

Sem comentários