O Verão é uma altura do ano onde os planos se alteram e são passados mais dias fora de casa devido ao calor. Por isso, deixamos em baixo 12 ideias de snacks para levar para a praia:
1. Fruta + frutos gordos + tremoços
Este é um snack completo pois temos presente os hidratos de carbono e fibra da fruta, a gordura dos frutos gordos e a proteína dos tremoços. Geralmente snacks que tenham os três macronutrientes, ou seja, hidratos de carbono, gordura e proteína, são mais saciantes do que snacks com apenas um dos macronutrientes.
Neste snack deve ter atenção que os frutos gordos sejam ao natural, ou seja, não tenham sal ou óleos adicionados. Assim, na lista de ingredientes, o único ingrediente deve ser o fruto gordo.
Os tremoços comprados já cozinhados por vezes têm bastante sal adicionado e por isso, devemos passá-los por água para retirar o excesso. Se quiser adicionar mais sabor aos seus tremoços pode temperá-los com paprika, pimenta preta ou outra especiaria a gosto.
2. Fruta + pasta de frutos gordos + queijinho
Este também é um snack completo que pode levar para a praia. Na pasta de frutos gordos, tal como no caso dos frutos gordos inteiros, deve ter atenção que este seja o único ingrediente. Uma vez que no supermercado é possível encontrar opções que têm açúcares, óleos e sal adicionados, o que acaba por tornar o snack menos interessante do ponto de vista nutricional.
Pode juntar um queijinho tipo babybel como fonte proteica. Se preferir, uma fatia de queijo também tem o mesmo efeito.
3. Fruta + granola + iogurte
A granola é um snack completo por ter cereais, frutos gordos e sementes. Esta pode ser junta a um iogurte com fruta fresca, que garante um aporte adequado de vitaminas e minerais na refeição. Na hora de escolher o seu iogurte escolha um que tenha um teor de açúcar inferior a 5 gramas por 100 gramas de iogurte.
Espreite a nossa receita de granola aqui.
4. Húmus + palitos de vegetais
O húmus é uma pasta à base de grão-de-bico, com tahini (pasta de sementes de sésamo) e azeite. Ou seja, por si só, esta já é uma pasta bastante completa pois tem hidratos de carbono e proteína proveniente do grão-de-bico e gordura do tahini e azeite.
Pode comer esta pasta com palitos de vegetais, por exemplo, aipo, cenoura, pepino, ou outros que goste.
5. Ovo cozido + fruta
O ovo é um alimento também muito completo, uma vez que a clara é rica em proteína e a gema rica em gordura. Para além disso, é fácil de transportar e pode ser armazenado no frigorífico até 6 dias com casca. No caso de levar para a praia, garanta que o interior do ovo se encontra bem cozinhado para evitar que se estrague com o calor.
6. Espetadas de tomate cereja e mozarela + fruta
Pode optar por levar em espetadas ou numa salada num recipiente. A mozarela é uma fonte proteica que garante a saciedade neste snack. Como fonte de gordura, pode acrescentar azeite para temperar.
7. Uvas congeladas + sementes
As uvas são um ótimo snack e nos dias de mais calor, congeladas também são deliciosas! Pode aproveitar para congelar se vir que não vai conseguir comer todas frescas ou que se estão a começar a estragar para evitar o desperdício. Neste snack pode juntar umas sementes ou frutos gordos.
8. Tortitas de arroz/milho + queijinho
As tortitas de arroz ou milho são um snack prático para transportar que pode acompanhar com uma fatia de queijo. Na hora de escolher as tortitas a comprar opte pelas simples só com ou sem sal. Isto porque as tortitas que têm sabores, como queijo ou presunto, acabam por ter uma quantidade de sal adicionado muito mais elevada.
9. Bolinhas energéticas + iogurte
As bolinhas energéticas podem ser feitas em casa. São um snack à base de frutos desidratados, como tâmaras, e frutos gordos, tornando-se muito saciantes. Pode ainda juntar um iogurte para aumentar o teor proteico deste snack.
Veja a nossa receita de bolinhas energéticas aqui.
Sandes
As sandes são um snack prático para levar para a praia. O pão é um hidrato de carbono que pode perfeitamente fazer parte de uma alimentação equilibrada, no entanto, muitas vezes o que colocamos dentro do pão é que é menos interessante.
Sandes com molhos, como a maionese acabam por ter um grande teor de gordura saturada – aquela que devemos comer com moderação. Ou por outro lado, sandes mistas em que a única fonte proteica de qualidade é o queijo também podem ser pouco saciantes.
Assim, experimente estas 3 ideias de recheios para as suas sandes:
10. Sandes com húmus + alface e tomate
Como já vimos o húmus é uma pasta muito completa, que pode ser utilizada para barrar no pão garantindo saciedade durante mais tempo.
11. Sandes de ovo mexido + alface e tomate
O ovo também é uma ótima opção para colocar dentro do pão, rico em proteína e gordura.
12. Sandes de patê de atum
Os patês de atum tradicionais são à base de maionese, mas pode fazê-los com queijo para barrar, queijo quark ou iogurte natural. No final acrescente algumas ervas aromáticas para aumentar o sabor.
Esperemos que goste das nossas 12 ideias de snacks para levar para a praia 🙂
Sem comentários