0 Em Artigos

Água com limão em jejum: o que nos diz a ciência

Água com limão em jejum

Água com limão em jejum: o que nos diz a ciência

A ingestão de água com limão em jejum é um mito que se tem mantido e que ainda faz com que muitas pessoas tenham este hábito com a crença de que traz algum benefício adicional, para além do aumento da ingestão de água.

Com uma pesquisa no Google é possível encontrar sites que prometem resultados quase considerados milagrosos, que vão desde a perda de peso, desintoxicação, alcalinização do organismo até ao aumento da imunidade.

Como já tínhamos visto no post sobre o óleo de coco, nenhum alimento por si só, tem a possibilidade de provocar a perda ou ganho de peso assim como a cura para alguma doença. No fundo, aquilo que é relevante é a alimentação global que é feita, e não a inclusão de determinado alimento.

A água com limão em jejum ajuda a emagrecer?

Um dos maiores argumentos para beber água com limão em jejum é a possibilidade desta auxiliar a perda de peso. Esta alegação surgiu porque a água ocupa volume no estômago e o limão tem pectina, um tipo de fibra, que levaria a um aumento da saciedade. Ao sentir menos fome, seria mais fácil consumir menos calorias ao longo do dia, levando a um maior défice calórico e consequente perda de peso.

No entanto, a pectina presente no limão encontra-se principalmente na casca, ou seja, ao espremermos o limão a quantidade de pectina que vai estar presente no sumo e que vamos beber, é reduzida. Para além disto a fibra é um nutriente que está presente em diversos alimentos, como frutas, vegetais e cereais integrais, o que permite que a obtenhamos através de todos eles e não necessariamente do limão em específico.

Bebermos uma quantidade de água adequada e mantermo-nos hidratados, pode sim ter influência no processo de perda de peso, porque ajuda a regular o apetite. Muitas vezes a sede é confundida pelo organismo podendo levar a um aumento da sensação de fome. Para além disto, uma correta ingestão de água tem vários benefícios: 1

  • Controla a temperatura do corpo;
  • Lubrifica as articulações;
  • Permite o transporte de nutrientes e oxigénio para as células;
  • Regula o trânsito intestinal;
  • Entre outros.

Assim, beber água é fundamental, mas devemos fazê-lo ao longo do dia. Não existem nenhuma vantagem em fazê-lo especificamente em jejum, e muito menos com limão.

Aumentar o consumo de fibras, é de facto uma boa estratégia para facilitar um processo de perda de peso, mas é muito mais eficaz se forem consumidos alimentos como frutas e vegetais inteiros de modo a aproveitarmos toda a sua fibra.

Então e o pH do organismo fica mais alcalino?

A alcalinização do pH do organismo é também muitas vezes apontada como a razão para este hábito, uma vez que o limão, apesar de ser um alimento naturalmente com um sabor ácido depois de digerido, torna-se alcalino. E supostamente um ambiente alcalino seria promotor de saúde e um ambiente ácido mais suscetível para o aparecimento de doenças, como o cancro.

No entanto, e começando por aqui, as células cancerígenas têm um ambiente interno mais alcalino do que as células saudáveis e precisam de se manter nesse tipo de ambiente para sobreviver,2 o que por si só, é suficiente para desmistificar esta ideia. Para além disto, o cancro faz de facto com que o ambiente à sua volta fique mais ácido, mas não é o ambiente ácido que causa cancro.3

Isto significa que se comermos alimentos alcalinos estamos a promover um ambiente suscetível para o desenvolvimento de células cancerígenas? Não!

E isto, porque o nosso corpo se encontra sempre em homeostasia, ou seja, encontra-se num ambiente estável, onde o pH se mantém sempre entre 7,35 e 7,45, independentemente dos alimentos que comemos e no caso de uma alteração deste valor, tanto para um ambiente mais ácido como para um ambiente mais alcalino, seria uma razão de emergência médica que poderia levar à morte.4

E o sistema imunitário?

Uma alimentação saudável e equilibrada pode sim levar a um aumento da imunidade pela prevenção de várias doenças, mas nem o limão nem qualquer outro alimento de forma isolada tem o poder de fortalecer o sistema imunitário. Para quem tiver curiosidade em perceber melhor como é que funciona o sistema imunitário e o seu fortalecimento aconselhamos muito a ouvir o episódio do podcast da Curiosidade Salvou o Gato – Como fortalecer o sistema imunitário?

Em suma, bebermos água com limão não tem qualquer problema desde que seja porque gostamos sabor, como uma opção para nos mantermos hidratados e não porque pode trazer algum benefício adicional para a nossa saúde, tão válida como a água sem limão.

Referências

  1. Centers for Disease Control and Prevention. Water and Healthier Drinks. https://www.cdc.gov/healthyweight/healthy_eating/water-and-healthier-drinks.html?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fhealthywater%2Fdrinking%2Fnutrition%2Findex.html (2021).
  2. Persi, E. et al. Systems analysis of intracellular pH vulnerabilities for cancer therapy. Nature Communications 9, (2018).
  3. Martínez-Zaguilán, R. et al. Acidic pH enhances the invasive behavior of human melanoma cells. Clinical and Experimental Metastasis 14, 176–186 (1996).
  4. Seifter, J. L. Body Fluid Compartments, Cell Membrane Ion Transport, Electrolyte Concentrations, and Acid-Base Balance. Seminars in Nephrology 39, 368–379 (2019).

Poderá também gostar de

Sem comentários

Deixe um comentário